fbpx

4 dicas infalíveis para investir o seu dinheiro

Qual seria a melhor estratégia para montar uma carteira de investimentos vencedora? O colaborador Renan Lima listou 4 dicas infalíveis de como se planejar para investir o seu dinheiro. Clique e confira!
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
4 dicas infalíveis para investir o seu dinheiro


Ao realizar investimentos devemos ter muita clareza de como iremos administrar nosso dinheiro para ter a tranquilidade que estamos fazendo a coisa certa. Diante disso, muitos se perguntam qual seria a melhor estratégia para montar uma carteira de investimentos vencedora.

Devemos partir da premissa básica de que não controlamos o mercado, ou seja, não influenciamos seus movimentos e não sabemos para onde ele vai, apesar das nossas expectativas quanto ao futuro. Todavia, temos sim controle sobre muitos pontos extremamente relevantes na construção de uma carteira de investimentos eficiente. A implementação destes pontos depende exclusivamente do investidor, portanto, é preciso entender a sua importância e ser fiel à estratégia definida.

Nesse sentido, compartilho os princípios que considero fundamentais na gestão de uma carteira de investimento de sucesso e sobre os quais sempre devemos ficar atentos:

CUSTOS: não controlamos o mercado, mas controlamos nossos custos. Devemos buscar o máximo da eficiência, com os menores custos de transação e fiscais, bem como produtos com baixas taxas de administração ou que entreguem historicamente uma ótima relação custo x benefício.

OBJETIVO: não controlamos o mercado, mas controlamos nossos objetivos. Devemos ter clareza em relação ao objetivo do investimento e considerar o prazo para utilização do recurso (uma data específica ou perpetuidade), de forma a definir a estratégia mais apropriada.

DISCIPLINA: não controlamos o mercado, mas controlamos nossa disciplina. Devemos ter consciência do quanto o contexto e a emoção nos influenciam nas decisões de investimentos, mantendo a disciplina na estratégia definida para a carteira de investimentos, realizando rebalanceamentos sempre que necessário.

ESTRATÉGIA: não controlamos o mercado, mas controlamos nossa estratégia. Devemos manter uma estratégia de diversificação em diferentes classes de investimentos e de controle de riscos, de acordo com os objetivos e os prazos definidos.

A partir destes princípios, temos um código de sucesso para investir o dinheiro, o que torna o processo mais simples e seguro. Ao segui-lo, você irá se diferenciar da maioria dos investidores e não cair em armadilhas e tentações, que podem custar caro ao longo da trajetória de investimentos. A essência de uma filosofia de investimento de sucesso é focar naquilo que podemos gerenciar para tomar decisões mais assertivas. Portanto, concentre-se naquilo que você pode controlar, ao invés de se preocupar com notícias e movimentos de curto prazo.

Planeje e seja feliz!

Por Renan Lima | Graduado em Economia, Especialista em Economia Comportamental pela ESPM e Planejador Financeiro CFP®. Atuou no Financial Times Group – Merger Market, em Londres, Inglaterra e Trainee nas Lojas Riachuelo S.A.. Foi membro do Instituto Líderes do Amanhã, Cindes Jovem, Laboratório Estudar, programa de formação de lideranças da Fundação Estudar e Professor na Fucape Business School, entre as 10 melhores faculdades do país. Atualmente, é Embaixador e membro da Comissão de Advocacy da Planejar (Associação Brasileira de Planejadores Financeiros).



Fonte: Blog Organizze

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Participe da conversa...

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários

Você é nossa prioridade.
Sempre!

Acreditamos que todos devem ser capazes de tomar decisões financeiras com confiança. Embora nosso site não apresente todas as empresas ou produtos financeiros disponíveis no mercado, estamos orgulhosos de que a orientação que oferecemos, as informações que fornecemos e as ferramentas que criamos sejam objetivas, independentes, simples – e gratuitas.

Então, como ganhamos dinheiro? Nossos parceiros nos recompensam. Isso pode influenciar os produtos sobre os quais analisamos e escrevemos (e onde esses produtos aparecem no site), mas de forma alguma afeta nossas recomendações ou conselhos, que são baseados em milhares de horas de pesquisa. Nossos parceiros não podem nos pagar para garantir análises favoráveis de seus produtos ou serviços. Aqui está uma lista de nossos parceiros.