fbpx

5 maneiras como o mercado tem utilizado a realidade virtual

A transformação digital, fez com que empresas abrissem um leque de novas formas de utilizar as tecnologias, como a realidade virtual e as
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
5 maneiras como o mercado tem utilizado a realidade virtual


A transformação digital e tecnológica, amplamente acelerada no cenário de pandemia do último ano, fez com que empresas abrissem um leque de novas formas de utilizar as tecnologias disponíveis. Entre elas, a realidade virtual e as experiências imersivas chegaram para dominar o mercado, sendo utilizadas em diversas áreas, como vendas, logística e RH.

“A implementação da realidade virtual pelas empresas é uma oportunidade de ultrapassar limitações físicas que nos foram impostas devido à pandemia, para se reconectar com colaboradores e clientes, aproximando a comunicação e oferecendo experiências imersivas”, explica Marcelo Marcati, Co-founder & CCO da Venturion, estúdio de experiências imersivas.

As tecnologias imersivas já são utilizadas há muitos anos, especialmente no mercado de games, mas as aplicações nos negócios vêm ganhando cada vez mais espaço nos últimos anos, com o avanço da tecnologia. Marcati aponta alguns dos usos da realidade virtual que devem dominar cada vez mais o mercado, veja:

Vendas

A realidade virtual é uma excelente aliada para os departamentos de vendas. Por meio desta tecnologia é possível melhorar a experiência do consumidor e garantir um bom relacionamento com o produto mesmo à distância. Um exemplo disso é o uso de plataformas imersivas em tempo real, pelas quais o cliente pode ver com detalhes o produto e até testá-lo no ambiente virtual.

O método já é utilizado em setores automobilísticos, mas pode ser ampliado para uma gama de outros serviços. “A interação imersiva acelera o processo da decisão de compra do consumidor e fortalece o vínculo entre empresa e o seu público”, explica Ana Prync, CEO da Venturion.

RH – Treinamentos

Outra tendência do uso da realidade virtual é o aperfeiçoamento de programas de integração e treinamento de equipe. Com a realidade virtual é possível visitar lugares e entender o funcionamento de processos sem sair do lugar. É um grande diferencial para as empresas e pode ser utilizada em diversas áreas, como vendas ou logística.

Simulações

Uma forma completamente diferente de utilizar a realidade virtual é para a simulação de atividades, como negociações ou resoluções de conflito. A ferramenta é um método para preparar os colaboradores para o que está por vir.

Gamificação

O uso de mecânicas e dinâmicas de jogos para engajar colaboradores ou melhorar o aprendizado também é mais um local onde a realidade virtual pode ser aplicada. O processo é mais uma maneira de realizar o treinamento da equipe e melhorar os processos internos.

Saúde

A utilização da realidade virtual também já é realidade no setor da saúde e uma das aplicações é o treinamento dos futuros médicos nas universidades. Por meio de ambientes digitais, os estudantes podem visualizar o corpo humano com precisão e treinar diversos tipos de procedimentos, como cirurgias.





Fonte: Startupi

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Participe da conversa...

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários

Você é nossa prioridade.
Sempre!

Acreditamos que todos devem ser capazes de tomar decisões financeiras com confiança. Embora nosso site não apresente todas as empresas ou produtos financeiros disponíveis no mercado, estamos orgulhosos de que a orientação que oferecemos, as informações que fornecemos e as ferramentas que criamos sejam objetivas, independentes, simples – e gratuitas.

Então, como ganhamos dinheiro? Nossos parceiros nos recompensam. Isso pode influenciar os produtos sobre os quais analisamos e escrevemos (e onde esses produtos aparecem no site), mas de forma alguma afeta nossas recomendações ou conselhos, que são baseados em milhares de horas de pesquisa. Nossos parceiros não podem nos pagar para garantir análises favoráveis de seus produtos ou serviços. Aqui está uma lista de nossos parceiros.