fbpx

5 tendências de marketing digital para 2021

Pensando em estratégias para sobreviver no mercado, muitos negócios passaram a investir muito mais em marketing digital do que em qualquer
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
5 tendências de marketing digital para 2021


* Por Murilo Borrelli

O ano de 2020 foi desafiador em todos os sentidos. Pensando em estratégias para sobreviver no mercado, muitos negócios passaram a investir muito mais em marketing digital do que em qualquer outro meio ou plataforma para divulgar seus produtos, serviços e estreitar a comunicação com o consumidor. Nesse período, surgiram muitas novidades em termos de estratégia, ferramentas e tecnologias e, embora o futuro seja um pouco incerto, as marcas aderiram a essa nova realidade e devem dar continuidade a algumas dessas ações em 2021.

Com o possível fim da utilização dos cookies e a Lei Geral de Proteção de Dados já em vigor, começa uma nova era de dados coletados e utilizados pelo marketing digital. Essas mudanças estão atreladas a substituição de dados de terceiros por dados primários, investimentos em estratégias para garantir o consentimento dos consumidores e segmentações baseadas em outras variáveis de dados, entre outras questões. 

Outra tendência a ser observada são os avanços em Inteligência Artificial. Novas versões de ferramentas, como a do Google Analytics, que utiliza Machine Learning, têm permitido desenvolver campanhas de marketing digital ainda mais segmentadas. Quando integradas às ferramentas de anúncios, como o Google Ads, a taxa de conversão pode ser ainda maior. Essas e outras ferramentas nunca saem de processos de aperfeiçoamento, portanto, prometem resultados cada vez melhores e contribuem para o sucesso de atuação do digital.

Embora as estratégias de SEO sejam imprescindíveis há algum tempo para o posicionamento orgânico da empresa nos rankings de busca, agora elas devem ser avaliadas e, talvez, repensadas em função de uma nova tendência: a pesquisa por voz. Atualmente, mais da metade das pesquisas é feita por voz, que apresenta uma estrutura diferente das pesquisas digitadas. Então, para se manter em alta no ranking, é preciso adaptar essa linguagem.

Como quarta tendência, podemos citar a evolução do social selling, que prometem crescer tanto em importância quanto em vendas feitas diretamente pelas plataformas. Mesmo que muitas empresas já efetuem suas vendas por canais como Facebook e Instagram, as plataformas têm trabalhado para aprimorar alguns recursos e melhorar a experiência para empresas e clientes, fortalecendo ainda mais as ações de marketing digital nesses meios.

Como quinta e última tendência que cabe destaque está o aumento da presença do WhatsApp no marketing digital. Com mudanças importantes anunciadas, principalmente, para a versão Business, a ferramenta poderá contribuir ainda mais em termos de oportunidades, impactando diretamente no comércio eletrônico, já que em breve será autorizada a operar como forma de pagamento.

* Murilo Borrelli, CEO da ROI Mine, agência de data driven marketing, é mercadólogo pela Universidade Anhembi Morumbi e cursa Master em Marketing e Comunicação Digital na ESPM. 





Fonte: Startupi

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Participe da conversa...

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários

Você é nossa prioridade.
Sempre!

Acreditamos que todos devem ser capazes de tomar decisões financeiras com confiança. Embora nosso site não apresente todas as empresas ou produtos financeiros disponíveis no mercado, estamos orgulhosos de que a orientação que oferecemos, as informações que fornecemos e as ferramentas que criamos sejam objetivas, independentes, simples – e gratuitas.

Então, como ganhamos dinheiro? Nossos parceiros nos recompensam. Isso pode influenciar os produtos sobre os quais analisamos e escrevemos (e onde esses produtos aparecem no site), mas de forma alguma afeta nossas recomendações ou conselhos, que são baseados em milhares de horas de pesquisa. Nossos parceiros não podem nos pagar para garantir análises favoráveis de seus produtos ou serviços. Aqui está uma lista de nossos parceiros.