fbpx

Acredite, o reconhecimento facial está cada vez mais perto de você

Muita gente ainda pensa que o reconhecimento facial seja algo de Hollywood, daqueles filmes de ficção científica em que a gente vê carros
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Acredite, o reconhecimento facial está cada vez mais perto de você


* Por Rafael de Albuquerque

Muita gente ainda pensa que o reconhecimento facial seja algo de Hollywood, daqueles filmes de ficção científica em que a gente vê carros voando e a humanidade explorando o espaço. Mas não é assim não. A tecnologia disponível atualmente mudou radicalmente este cenário. Acredite, o reconhecimento facial está cada vez mais perto de você.

Você quer saber como eu enxergo o reconhecimento facial? Costumo dizer que essa tecnologia será em breve a “chave para sua vida”, algo que já vem poupando um tempo absurdo no dia a dia das pessoas, e com os avanços vai poupar ainda mais, principalmente nas ações do cotidiano mesmo. A partir do momento que elas tiverem seus dados centralizados num local único, de forma segura e sem riscos, essa chave será virada e grandes avanços serão alcançados.

Em outras palavras, o reconhecimento facial não é nada mais do uma leitura biométrica que permite que as pessoas tenham cada vez mais acesso a locais e serviços sem fricção, desde que disponibilizem seus dados em uma plataforma. Isso já existe hoje, sem necessidade de investimento em tecnologias caras. Pode ser feita por qualquer câmera, inclusive a do seu celular, laptop ou tablet.

Trata-se muito mais de uma tecnologia de sistema do que hardware, ainda que existam hardwares mais sofisticados que cumpram a função de maneira ainda mais aprimorada. Mesmo assim tudo funciona em equipamentos básicos, do tipo que a maior parte da população já tem acesso.

Mas o que as pessoas ganham com isso? Acima de tudo, ganham tempo! Imagine que você fez uma compra e na hora de pagar não precisa tirar seu cartão, usa somente a sua face. O processo de pagamento será bem mais rápido. Outra vantagem neste cenário é a redução de fraudes, porque não dá para copiar o seu rosto. Além disso diminui a fricção, pois a pessoa não precisa digitar nada.

O aluguel de um carro pode ser automaticamente reconhecido. Inclusive entrar no seu próprio carro pode ser feito desta maneira, além, claro, do acesso ao seu banco e das ofertas customizadas e exclusivas para seu perfil em um marketplace, por exemplo. E isso tudo sem precisar login, com um cadastro único para todos os benefícios em diferentes plataformas.

É importante destacar também que essas tecnologias hoje já fazem prova de vida. Mesmo que a pessoa coloque uma foto do rosto de alguém em alta resolução, o sistema consegue identificar e não libera nenhuma função. A segurança é mais eficaz do que nunca. E, assim, seu rosto vira uma espécie de tag e você não precisará mais preencher cadastros enormes em cada lugar.

Em um relatório divulgado pela Salesforce, 84% dos consumidores disseram que ser tratado como uma pessoa, e não como um número, é fundamental para uma boa experiência. E 52% disseram que não voltam a um estabelecimento se a experiência não for personalizada.

Ou seja, se o cliente já foi a um estabelecimento, o mínimo que se pode esperar nas visitas seguintes é que ele seja reconhecido. Se ele fez login na Wi-Fi uma vez, é fundamental garantir que o celular dele se conecte automaticamente quando retornar. E mais, a própria Wi-Fi pode exibir notificação da chegada com informações como seus gostos e preferências.

Você pode ter certeza que ao oferecer uma experiência digital como essa, personalizando o cadastro das pessoas e fazendo a identificação por meio dos seus rostos, a fidelização dos clientes vai aumentar cada vez mais. E o melhor, sem gerar grandes custos para as empresas.

* Rafael de Albuquerque é CEO da ZOOX.





Fonte: Startupi

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Participe da conversa...

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários

Você é nossa prioridade.
Sempre!

Acreditamos que todos devem ser capazes de tomar decisões financeiras com confiança. Embora nosso site não apresente todas as empresas ou produtos financeiros disponíveis no mercado, estamos orgulhosos de que a orientação que oferecemos, as informações que fornecemos e as ferramentas que criamos sejam objetivas, independentes, simples – e gratuitas.

Então, como ganhamos dinheiro? Nossos parceiros nos recompensam. Isso pode influenciar os produtos sobre os quais analisamos e escrevemos (e onde esses produtos aparecem no site), mas de forma alguma afeta nossas recomendações ou conselhos, que são baseados em milhares de horas de pesquisa. Nossos parceiros não podem nos pagar para garantir análises favoráveis de seus produtos ou serviços. Aqui está uma lista de nossos parceiros.