fbpx

Aumento da margem consignável para aposentados do INSS é aprovada

Foi aprovado pela Câmara dos deputados o texto-base da Medida Provisória (MP) que amplia a margem de crédito consignado
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
pandemia


Foi aprovado pela Câmara dos deputados o texto-base da Medida Provisória (MP) que amplia a margem de crédito consignado de aposentados e pensionistas do INSS durante a pandemia. A proposta foi aprovada por votação simbólica. Agora os parlamentares avaliam os destaques – emendas que podem alterar o teor do projeto.

Aumento da margem

A Medida Provisória 1006/20 amplia o limite de comprometimento da renda dos segurados do INSS de 35% (atual) para 40%, onde 35% é destinado ao crédito consignado e os outros 5% relacionados a saque ou pagamento de cartão de crédito.

No atual cenário o limite é de 35%, sendo 30% para empréstimos e outros 5% para o cartão de crédito. A medida permite que todas as operações de crédito consignado, sejam as já firmadas quanto as futuras ainda tenham carência de 120 dias.

A Medida ainda pode contribuir com os trabalhadores de carteira assina (que atual sob o regime CLT), servidores públicos da União e estaduais que poderão se beneficiar com o novo limite proposto pela MP.

Entenda como funciona

  • O aposentado ou pensionista do INSS que quer fazer empréstimo deve consultar quanto do benefício já comprometeu e quanto ainda pode contratar por mês
  • A consulta à chamada margem consignável pode ser feita em no portal Meu INSS ou no aplicativo com o mesmo nome

Como consultar

  1. Acesse o Meu INSS
  2. Informe CPF e senha; se for necessário, informe e-mail para receber um código de validação
  3. Em “Serviços em Destaque”, clique em “Extrato de Empréstimo”



Fonte: Jornal Contábil

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Participe da conversa...

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários

Você é nossa prioridade.
Sempre!

Acreditamos que todos devem ser capazes de tomar decisões financeiras com confiança. Embora nosso site não apresente todas as empresas ou produtos financeiros disponíveis no mercado, estamos orgulhosos de que a orientação que oferecemos, as informações que fornecemos e as ferramentas que criamos sejam objetivas, independentes, simples – e gratuitas.

Então, como ganhamos dinheiro? Nossos parceiros nos recompensam. Isso pode influenciar os produtos sobre os quais analisamos e escrevemos (e onde esses produtos aparecem no site), mas de forma alguma afeta nossas recomendações ou conselhos, que são baseados em milhares de horas de pesquisa. Nossos parceiros não podem nos pagar para garantir análises favoráveis de seus produtos ou serviços. Aqui está uma lista de nossos parceiros.