fbpx

Cartões pré-pagos: Por que eles ganham cada vez mais força?

O cartão pré-pago funciona assim: você utiliza apenas o crédito que já pagou via boleto bancário, cartão de débito
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Designed by @freepik / freepik


Conseguir crédito “na praça” não é nada fácil para quem não tem renda comprovada ou conta com muitas dívidas pendentes.

A organização das finanças pessoais também não é o forte do brasileiro. É por isso que alternativas como os cartões pré-pagos vêm ganhando cada vez mais força no mercado como meio de pagamento.

O cartão pré-pago funciona da seguinte forma: você utiliza apenas o crédito que já pagou via boleto bancário, cartão de débito, ou até mesmo cartão de crédito comum.

Dessa forma, o controle dos gastos fica sob seu total controle e, em vez de ir ganhando crédito conforme seu gasto aumenta, é você quem decide quanto quer e, especialmente, quanto pode utilizar do seu próprio dinheiro.

Para o cenário brasileiro, essa é a forma ideal de utilizar crédito para fazer compras, já que o cartão de crédito é a forma mais frequente de endividamento no país, de acordo com duas pesquisas feitas em 2020, uma do Banco Central e outra da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC).

Designed by @freepik / freepik

Portanto, adquirir crédito sem controle pode gerar sérias dívidas que não se consegue pagar depois. E isto é o que o cartão de crédito comum faz com as pessoas – oferece crédito conforme os pagamentos são feitos em dia e a renda no banco aumenta.

O problema é que, muitas vezes, o crédito fornecido é muito mais alto do que a pessoa pode pagar, contando que, apesar do aumento da renda e do pagamento em dia, outras necessidades vão surgindo.

O cartão pré-pago, entretanto, permite que você tenha sob seu domínio como e quanto quer gastar.

Isso auxilia não só no controle, como também na educação financeira do brasileiro, já que é preciso saber “quando parar”. Nos cartões pré-pagos, se não tiver dinheiro para pagar antecipadamente, você não tem como gastar.

Essa é uma forte tendência para o mercado financeiro e para todos os brasileiros que já se viram endividados por conta de um ou mais cartões de crédito.

Por Tiago Costa, Diretor de Produtos da Acesso Soluções de Pagamento



Fonte: Jornal Contábil

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Participe da conversa...

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários

Você é nossa prioridade.
Sempre!

Acreditamos que todos devem ser capazes de tomar decisões financeiras com confiança. Embora nosso site não apresente todas as empresas ou produtos financeiros disponíveis no mercado, estamos orgulhosos de que a orientação que oferecemos, as informações que fornecemos e as ferramentas que criamos sejam objetivas, independentes, simples – e gratuitas.

Então, como ganhamos dinheiro? Nossos parceiros nos recompensam. Isso pode influenciar os produtos sobre os quais analisamos e escrevemos (e onde esses produtos aparecem no site), mas de forma alguma afeta nossas recomendações ou conselhos, que são baseados em milhares de horas de pesquisa. Nossos parceiros não podem nos pagar para garantir análises favoráveis de seus produtos ou serviços. Aqui está uma lista de nossos parceiros.