fbpx

Como cuidar das finanças e adaptar para sua realidade

Existem várias "receitas" prontas para alcançar o sucesso financeiro, mas muitos desses métodos não se encaixam na realidade de muitos brasileiros. Confira no post de hoje algumas sugestões de como adaptar essas dicas a sua realidade!
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Como cuidar das finanças e adaptar para sua realidade | Organizze


Não há uma receita pronta para lidar com as finanças. Existem sim, alguns conceitos que são bastante úteis para serem usados, e adaptados para a realidade de cada pessoa.

Se você pensar que terá que cortar todos os supérfluos e todo tipo de diversão, já começará sem a disposição necessária para uma mudança financeira. Terá que fazer sacrifícios caso esteja com dívidas em atraso, do contrário poderá flexibilizar de acordo com suas necessidades. Como veremos a seguir:

Cortar até o cafezinho:

Na verdade, a vida é um conjunto do quanto você aproveita o hoje e de como planeja seu futuro. Então não há necessidade de cortar todos os supérfluos, mas sim equilibrar entre investir e aproveitar o agora.

Reserva de Emergência:

É claro que você deve manter um valor para eventuais problemas. Porém, caso esteja estável no emprego ou empresa, pode usar esta reserva para pagar o IPTU ou IPVA antecipado por exemplo, para evitar juros. E depois, aos poucos, pode repondo-a.

Método 50/30/20:

É a premissa em que você deve separar 50% dos seus ganhos para despesas necessárias, 30% para não necessárias, e 20% para investimentos. É uma ótima bússola, mas pode ser facilmente adaptado para cada situação. Pode investir mais do que 20%, aumentar o supérfluo em relação aos gastos essenciais. Você define.

Casa e carro próprio:

Outro conceito muito utilizado é o de que devemos alugar casa, ou utilizar veículos de aplicativos, em objeção aos próprios. Mas tanto um, quanto outro nos dão segurança e estabilidade, o que devemos controlar é não pagar juros em excesso na compra desses bens.

Por fim, o mais importante é estar de bem com as finanças, sem dívidas, com um bom controle, sabendo quais seus ganhos e quais seus gastos e controlando para investir pensando numa vida melhor logo ali na frente.

Não há motivo para pânico, mantenha o equilíbrio e pense sempre no melhor para você.

Tiago é formado em Administração e Pós-Graduando em Gestão Financeira, e atualmente se propõe a ajudar pessoas a melhorar sua relação com o dinheiro no perfil do Instagram gestaofinanceira_





Fonte: Blog Organizze

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Participe da conversa...

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários

Você é nossa prioridade.
Sempre!

Acreditamos que todos devem ser capazes de tomar decisões financeiras com confiança. Embora nosso site não apresente todas as empresas ou produtos financeiros disponíveis no mercado, estamos orgulhosos de que a orientação que oferecemos, as informações que fornecemos e as ferramentas que criamos sejam objetivas, independentes, simples – e gratuitas.

Então, como ganhamos dinheiro? Nossos parceiros nos recompensam. Isso pode influenciar os produtos sobre os quais analisamos e escrevemos (e onde esses produtos aparecem no site), mas de forma alguma afeta nossas recomendações ou conselhos, que são baseados em milhares de horas de pesquisa. Nossos parceiros não podem nos pagar para garantir análises favoráveis de seus produtos ou serviços. Aqui está uma lista de nossos parceiros.