fbpx

Empresas criam filme plástico que pode eliminar novo coronavírus

A parceria deu origem a um plástico filme transparente de PVC capaz de inativar 79,9% do novo coronavírus em até 15 minutos. Confira mais
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Empresas criam filme plástico que pode eliminar novo coronavírus


Uma parceria entre a Braskem e AlpFilm deu origem ao PVC ALPFilm Protect, um plástico filme transparente de PVC com micropartículas de prata e sílica capaz de inativar 79,9% do novo coronavírus em três minutos e 99,99% em até 15 minutos. O produto já está disponível ao mercado, é normalmente utilizado para embalar alimentos como carnes, frutas e frios e agora ganha mais possibilidades de aplicação, como proteção de superfícies.

A equipe de Engenharia de Aplicação de Vinílicos da Braskem apoiou a AlpFilm no desenvolvimento da formulação que dá origem ao filme, maximizando o potencial de proteção contra fungos e bactérias, e alcançando a função virucida – ou seja, capaz de eliminar vírus. Em um segundo momento, o filme plástico recebeu adição de prata e sílica a partir da tecnologia desenvolvida e licenciada pela empresa paulista Nanox com apoio do Programa FAPESP Pesquisa Inovativa em Pequenas Empresas (PIPE).

Os testes para comprovar a capacidade da embalagem plástica de eliminar o SARS-CoV-2, vírus que provoca a covid-19, foram conduzidos pelo laboratório de biossegurança de nível 3 (NB3) do Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade de São Paulo (ICB-USP) e de acordo com de com a ISO 21702:2019, norma técnica de medição da atividade antiviral em plásticos e outras superfícies não porosas.

Para a Braskem, a eficácia reforça mais uma vez relevância do plástico em iniciativas que visam a saúde e a segurança da sociedade. “O plástico tem sido um grande aliado da população no enfrentamento da pandemia do novo coronavírus. As soluções em PVC viabilizam a produção de uma série de itens essenciais, que vão desde produtos médico-hospitalares até embalagens, que garantem a segurança alimentar, higiene e limpeza, entre outros, reforçando a luta contra a covid-19”, explica Almir Cotias, diretor do Negócio de Vinílicos da Braskem, área responsável pela produção da matéria-prima do filme de PVC ALPFilm Protect.

“O produto existe desde 2014 e já contava com propriedades antifúngicas e bactericidas graças à presença de micropartículas de prata, mas com a pandemia o submetemos a uma série de estudos para adequações em sua composição com o objetivo de assegurar sua eficácia antiviral, em especial contra o novo coronavírus. Diante dos desafios impostos pela covid-19, decidimos voltar nossas atenções para a pesquisa e desenvolvimento dessa evolução do produto para a inativação do novo coronavírus por contato”, explica Alessandra Zambaldi, diretora de Comércio Exterior e Marketing da Alpes.



Fonte: Startupi

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Participe da conversa...

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários

Você é nossa prioridade.
Sempre!

Acreditamos que todos devem ser capazes de tomar decisões financeiras com confiança. Embora nosso site não apresente todas as empresas ou produtos financeiros disponíveis no mercado, estamos orgulhosos de que a orientação que oferecemos, as informações que fornecemos e as ferramentas que criamos sejam objetivas, independentes, simples – e gratuitas.

Então, como ganhamos dinheiro? Nossos parceiros nos recompensam. Isso pode influenciar os produtos sobre os quais analisamos e escrevemos (e onde esses produtos aparecem no site), mas de forma alguma afeta nossas recomendações ou conselhos, que são baseados em milhares de horas de pesquisa. Nossos parceiros não podem nos pagar para garantir análises favoráveis de seus produtos ou serviços. Aqui está uma lista de nossos parceiros.