fbpx

Consignado: 3 dicas para saber se estou pagando juros abusivos no crédito consignado?

Identificar juros abusivos no crédito consignado é de extrema importância para você que é aposentado ou pensionista.
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
juros-abusivos-credito-consignado

Identificar juros abusivos no crédito consignado é de extrema importância para você que é aposentado ou pensionista. O empréstimo consignado deve ser uma ferramenta para resolver seus problemas de crédito e não para causar mais dor de cabeça, mas infelizmente isso vem ocorrendo.

Os juros são a remuneração obtida pelos bancos pelo empréstimo do dinheiro. Normalmente o valor é representado por uma porcentagem total do empréstimo e pode ser calculado de duas maneiras: juros simples ou juros compostos. Muitos tomadores de crédito não se atentam a essa forma de cobrança do juros, por isso preparamos esse artigo para você ficar atento quanto ao valor exato dos juros que você paga no seu crédito consignado.

Qual o valor do meu empréstimo consignado? 

A taxa de juros divulgada do empréstimo normalmente é a taxa de juros nominal, geralmente descrita de forma mensal. Ex: 1.5% de juros ao mês. Entretanto, ao visualizar o custo total do crédito, o valor pago normalmente é maior que o valor anunciado. Essa diferença acontece devido ao que chamamos de taxa efetiva.

Embora a taxa nominal seja a utilizada normalmente pelos bancos no mercado, ela não reflete a taxa efetiva.

Quando os juros do crédito consignado se tornam abusivos? 

Todo empréstimo tem suas tarifas normais, mas quando essas taxas são muito diferentes é bom ficar atento.

Não existe uma forma de definir abuso dos juros, no entanto, se esses índices forem muito maiores do que as médias encontradas no mercado, é importante ficar atento.

A maneira mais simples de não correr risco e não pagar juros abusivos no crédito consignado é recorrer à velha e boa técnica de comparar os preços dos concorrentes.

 Antes de dar o aceite em um contrato, peça pelo menos uma ou duas propostas de bancos concorrentes para verificar as taxas de juros. Você vai se surpreender com os resultados.

Juros abusivos no meu crédito consignado.

O INSS já possui regulamentos e diretrizes que têm como objetivo determinar os limites do custo efetivo total. Esses limites se aplicam à taxa de juros mensal do empréstimo, devendo os bancos seguirem à risca essas tarifas, inclusive com o limite da maior taxa que pode ser cobrada por mês

O Custo Efetivo Total (CET) representa todos os encargos e despesas incidentes nas operações de crédito e por isso é muito importante estar atento ao CET, pois além de te ajudar a identificar juros abusivos, ele também te ajuda a fechar o melhor negócio.

É importante verificar que ao comparar as taxas de juros oferecidos por duas instituições financeiras, você pode notar que, quando todos os outros custos são analisados, a instituição financeira com a menor taxa de juros pode não ser a mais vantajosa para você.

Se algum banco ou instituição financeira descumprir as restrições estabelecidas por regulamentação específica do INSS e estipular que o custo efetivo total (CET) ultrapasse o valor permitido para o mês corrente, trata-se de um abuso

quando isso ocorrer, você deve procurar um advogado especialista na área para processar o banco, com uma ação revisional do contrato bancário de empréstimo consignado.

A ação revisada tem o objetivo de mostrar o abuso das taxas de juros em contratos de empréstimo consignado de acordo com a Instrução Normativa do INSS, para evitar justamente juros abusivos no crédito consignado.

Nova margem do crédito consignado em 2021

Devido às dificuldades financeiras de aposentados e pensionistas durante o período da pandemia, o governo federal aumentou a margem de crédito consignado para aposentados e pensionistas do INSS.  O valor subiu de 35% para 40%, sendo 35% para empréstimos consignados e 5% para os cartões de crédito.

Esse aumento da margem de crédito consignado fez com que o número de empréstimos também aumentasse muito, por isso é importante ficar atendo com os juros abusivos no crédito consignado. Esse aumento para 40% de margem tem validade até o dia 31 de dezembro de 2021.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Participe da conversa...

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários

Você é nossa prioridade.
Sempre!

Acreditamos que todos devem ser capazes de tomar decisões financeiras com confiança. Embora nosso site não apresente todas as empresas ou produtos financeiros disponíveis no mercado, estamos orgulhosos de que a orientação que oferecemos, as informações que fornecemos e as ferramentas que criamos sejam objetivas, independentes, simples – e gratuitas.

Então, como ganhamos dinheiro? Nossos parceiros nos recompensam. Isso pode influenciar os produtos sobre os quais analisamos e escrevemos (e onde esses produtos aparecem no site), mas de forma alguma afeta nossas recomendações ou conselhos, que são baseados em milhares de horas de pesquisa. Nossos parceiros não podem nos pagar para garantir análises favoráveis de seus produtos ou serviços. Aqui está uma lista de nossos parceiros.