fbpx

Principais dicas para economizar no fim do mês

Economizar é fundamental nos dias de hoje, seja por um proprietário de uma grande empresa, por um pequeno empreendedor ou um cidadão comum.
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Principais dicas para economizar no fim do mês


A prática de economizar é fundamental nos dias de hoje, seja ela feita por um proprietário de uma grande empresa, por um pequeno empreendedor ou um cidadão comum. 

O hábito de manter uma boa gestão financeira sempre será um ponto positivo, tendo em vista que assim será possível economizar e poupar recursos para eventualidades, sejam elas decorrentes de causas naturais como uma pandemia que tem acontecido no momento, ou devido a alguma baixa no mercado financeira que também é capaz de afetar drasticamente vários setores. 

Entretanto, é necessário reconhecer que poupar dinheiro não é uma prática tão fácil, especialmente em um período de tamanha instabilidade como o mundo tem passado neste momento devido à pandemia da Covid-19. 

Isso porque, além do hábito de muitas pessoas gastarem mais do que realmente ganham, a pandemia provocou uma instabilidade extrema no setor econômica, a qual também resultou no desemprego em massa, deixando muitos cidadãos brasileiros sem recursos próprios, dependendo por um determinado período da transferência de renda do Governo Federal através do auxílio emergencial, que terminou em dezembro de 2020. 

Por razões como essas, é crucial traçar estratégias que permitam driblar as dificuldades financeiras em momentos de incertezas.

Neste sentido, o Jornal Contábil selecionou quatro dicas para te ajudar a economizar e encerrar o mês com saldo positivo. 

1 – Planejamento de gastos 

Fazer um bom planejamento é a base para qualquer estratégia capaz de apresentar resultados positivos, e não tem como ser diferente na gestão financeira.

Isso porque, planejar significa definir todos os gastos fixos de determinado período, e muito além disso, auxiliar a identificar possíveis saídas para cada situação.

Por isso, o conselho é investir o dinheiro no que realmente é necessário, não gastar à toa e não fugir do planejamento traçado na primeira dificuldade.

2 – Evitar compras no crédito

Embora o cartão de crédito seja uma alternativa capaz de facilitar várias situações, na maioria dos casos ele estimula a busca por gastos desnecessários, razão pela qual é recomendado evitar utilizá-lo, deixando-o como último recurso para casos extremos. 

3 – Registrar todas as saídas

Se for necessário, basta criar uma planilha com todos os gastos diários ou apenas registrar todas as saídas em um caderno. 

É comum se esquecer das regras do planejamento durante a rotina diária, mas ao realizar este acompanhamento constante é possível se atentar quanto aos gastos fúteis. 

4 – Guardar dinheiro 

Após seguir todas as dicas mencionadas anteriormente, fica fácil ter noção da quantia gasta durante o mês, além de conseguir guardar um valor considerável no fim do mês. 

Por isso é válido reforçar que, ao invés de gastar desenfreadamente, guarde uma quantia mínima que seja, pois a longo prazo será possível reunir um valor suficiente para suprir as necessidades em eventualidades. 

Por Laura Alvarenga 



Fonte: Jornal Contábil

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Participe da conversa...

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários

Você é nossa prioridade.
Sempre!

Acreditamos que todos devem ser capazes de tomar decisões financeiras com confiança. Embora nosso site não apresente todas as empresas ou produtos financeiros disponíveis no mercado, estamos orgulhosos de que a orientação que oferecemos, as informações que fornecemos e as ferramentas que criamos sejam objetivas, independentes, simples – e gratuitas.

Então, como ganhamos dinheiro? Nossos parceiros nos recompensam. Isso pode influenciar os produtos sobre os quais analisamos e escrevemos (e onde esses produtos aparecem no site), mas de forma alguma afeta nossas recomendações ou conselhos, que são baseados em milhares de horas de pesquisa. Nossos parceiros não podem nos pagar para garantir análises favoráveis de seus produtos ou serviços. Aqui está uma lista de nossos parceiros.