fbpx

Remuneração de conselheiros e CEOs dispara e tem alta de até 33%

Entre 2018 e 2020, foram 19% de aumento para presidentes e 14% para conselheiros considerando apenas os honorários fixos, mas os variáveis superam
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Na imagem a região da Av. Faria Lima. Confira as profissões em alta no mercado financeiro

O Estudo de Conselhos de Administração 2020, feito pela consultoria Korn Ferry, mostra um forte aumento na remuneração dos presidentes de Conselhos de Administração e conselheiros entre 2018 e 2020.

Considerando apenas honorários fixos, foram 19% de aumento para presidentes e 14% para conselheiros.

Já no pacote total de pagamento, que inclui honorários fixos, incentivos de curto prazo e ações, o aumento foi de 33% para presidentes do conselho e 24% para conselheiros.

A pesquisa mostra também que a remuneração total representa em média 34% do pacote total que um CEO de uma empresa recebe.

Porém, considerando o controle acionário, nas empresas com controle familiar, o pacote pago ao presidente do conselho é acima da média, chegando a 51% do pacote pago para o CEO.

Em relação aos incentivos oferecidos, a concessão de ações se manteve estável, com 19% das empresas ofertando para algum cargo do conselho, sendo 18% para presidentes do Conselho de Administração, 11% para vice-presidente do conselho e 11% para conselheiros.

Comparativo de remuneração

Segundo a Korn Ferry, dentre as empresas que concedem ações, é possível observar que, por controle acionário, a maioria é de capital pulverizado, já em relação a receita líquida se destacam as que possuem abaixo dos R$ 5 Bilhões.

Outro ponto importante é que ao analisarmos por nível de governança, as companhias do Novo Mercado são as que mais concedem ações como incentivo para os conselhos.

Das companhias que participaram do estudo, 59% pagam adicional por participação em comitês, sendo que 57% das empresas oferecem para conselheiros, 26% para PCA e 48% para vice-presidente do conselho.

Fonte: Exame

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Participe da conversa...

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários

Você é nossa prioridade.
Sempre!

Acreditamos que todos devem ser capazes de tomar decisões financeiras com confiança. Embora nosso site não apresente todas as empresas ou produtos financeiros disponíveis no mercado, estamos orgulhosos de que a orientação que oferecemos, as informações que fornecemos e as ferramentas que criamos sejam objetivas, independentes, simples – e gratuitas.

Então, como ganhamos dinheiro? Nossos parceiros nos recompensam. Isso pode influenciar os produtos sobre os quais analisamos e escrevemos (e onde esses produtos aparecem no site), mas de forma alguma afeta nossas recomendações ou conselhos, que são baseados em milhares de horas de pesquisa. Nossos parceiros não podem nos pagar para garantir análises favoráveis de seus produtos ou serviços. Aqui está uma lista de nossos parceiros.