fbpx

Renda passiva: o que é e como gerar a sua

Você sabe o que é renda passiva? Esse conceito é muito importante para quem deseja ter ganhos além da sua renda fixa. No artigo de hoje, conheça mais sobre a renda passiva e saiba como gerar a sua!
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Renda passiva: o que é e como gerar a sua

Você sabe o que é renda passiva? Esse conceito é muito importante para quem deseja ter ganhos além da sua renda fixa. No artigo de hoje, conheça mais sobre a renda passiva e saiba como gerar a sua.

O que é renda passiva?

A renda passiva refere-se ao aumento de uma receita, sem necessariamente a pessoa ter que aumentar o esforço de trabalho. Por exemplo, quando investimos um certo dinheiro em uma poupança e passamos a “viver de juros”.

Essa é a grande vantagem da renda passiva, por isso ela é parte essencial da avaliação de ativos e passivos da empresa.

Afinal de contas, mesmo em momentos de crise ou instabilidades do mercado, é possível continuar com o rendimento do dinheiro. Sendo assim, o seu dinheiro trabalha para você, não o contrário.

Quais são os tipos de rendas passivas?

Em geral, a forma mais comum de gerar a renda passiva é por meio de investimentos. No entanto, há outras maneiras de lucrar, inclusive sem capital. A seguir, conheça os principais tipos de rendas passivas mais comuns.

Royalties

Os royalties são os rendimentos acumulados em torno da licença de uso. Esse tipo de renda passiva é muito comum para artistas, que conseguem lucrar quando a sua obra é divulgada por terceiros.

Um exemplo: quando um músico tem a sua canção como tema de um filme, ele passa a ganhar com os royalties.

Esse tipo de renda passiva pode ser paga em vários casos, como:

→ Projetos patenteados;
→ Obras de arte;
→ Marcas registradas;
→ Poesias;
→ Músicas e trilhas;
→ Roteiro de filmes.

Inclusive, se você usar a ilustração de um artista no seu cartão de visita pessoal, por exemplo, pode ser preciso pagar royalties.

Aluguel

Os aluguéis são um grande exemplo de renda passiva. Tanto que algumas pessoas vivem somente disso, investindo em imóveis para futura locação.

Aqui, vale não só o aluguel de casas, mas qualquer tipo de imóvel ou bem que possa ser alugado entra como parte da renda passiva. Sendo assim, o aluguel de endereço fiscal, por exemplo, também se encaixa nessa modalidade.

Investimentos

Investir é uma das melhores formas de conseguir a sua renda passiva. Isso porque você consegue ter acesso a inúmeros produtos financeiros, ajustando os seus objetivos e montando uma carteira de investimentos diversa.

Inclusive, dá para investir e ter retornos a curto prazo e menos arriscados. O segredo é saber como e onde fazer o investimento certo.

Nos investimentos, os seus ganhos ocorrem normalmente pela taxa de juros. Daí a importância de verificar qual deles oferece a melhor condição, de acordo com as suas possibilidades de investimento inicial, já que, na maioria dos casos, é preciso ter um capital.

Renda ativa x renda passiva: qual a diferença?

Se a renda passiva refere-se aos lucros que você obtém sem necessariamente ter que trabalhar, a renda ativa é justamente ao contrário: é quando você bate o cartão de ponto e precisa dedicar-se para conseguir o dinheiro.

Sendo assim, a renda ativa é obtida com o seu próprio trabalho. Assim, você pode ter o valor descontado em caso de faltas justificadas ou quando não cumpre determinadas atividades.

Em geral, grande parte das pessoas recebe renda ativa, seja por meio de salários, vendas ou ganhos autônomos.

Contudo, vale dizer que você corre o risco de perder a sua renda ativa por qualquer imprevisto, seja por uma demissão, crise no mercado, dificuldade em vender e outras coisas que podem atrapalhar os lucros.

Por esse motivo, muitas pessoas vivem de renda ativa, mas buscam meios de aumentar a sua renda passiva, principalmente, com investimentos. Isso dá maior tranquilidade, principalmente quando sofremos algum problema.

Conclusão

Viver de renda passiva é o sonho de muitas pessoas. Afinal de contas, não é preciso trabalhar muito para obter os seus ganhos. Por conta disso, há quem se arrisque no mundo dos investimentos para viver de juros ou quem planeje o trabalho com outros meios, como a locação de imóveis.

De qualquer forma, é importante conhecer o que é a renda passiva e como conseguir gerá-la. Assim, podemos trabalhar em busca dela, com um planejamento direcionado, evitando os riscos de perder o nosso dinheiro por falta de trabalho, como ocorre na renda ativa.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Fonte: Blog Organizze

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Participe da conversa...

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários

Você é nossa prioridade.
Sempre!

Acreditamos que todos devem ser capazes de tomar decisões financeiras com confiança. Embora nosso site não apresente todas as empresas ou produtos financeiros disponíveis no mercado, estamos orgulhosos de que a orientação que oferecemos, as informações que fornecemos e as ferramentas que criamos sejam objetivas, independentes, simples – e gratuitas.

Então, como ganhamos dinheiro? Nossos parceiros nos recompensam. Isso pode influenciar os produtos sobre os quais analisamos e escrevemos (e onde esses produtos aparecem no site), mas de forma alguma afeta nossas recomendações ou conselhos, que são baseados em milhares de horas de pesquisa. Nossos parceiros não podem nos pagar para garantir análises favoráveis de seus produtos ou serviços. Aqui está uma lista de nossos parceiros.