fbpx

Veja algumas dicas incríveis de como se planejar financeiramente para 2021

Quando o novo ano está começando e você percebeu o quanto gastou nas férias, é uma boa ideia fazer um planejamento financeiro.
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Designed by @wichayada / Freepik


O início de um novo ano traz consigo bons sentimentos de partilha e alegria. Isso pode nos deixar mais propensos a gastar aquelas pequenas economias feitas durante o ano anterior. 

No entanto, é importante que tenhamos disciplina para desenhar e cumprir um novo planejamento financeiro. Nele, você deve pensar sobre seus gastos, novos e antigos investimentos e definição de metas para o ano que acabou de começar.

Ainda que seja mais fácil não se preocupar e apenas esperar que as coisas corram bem, a estratégia mais inteligente é planejar com antecedência. 

Pensando nisso, separamos algumas dicas que podem ajudá-lo a começar este ano com o ‘pé direito’: 

Decida quais são seus objetivos e anote-os. 

Você quer pagar cartões de crédito ou juntar uma boa quantia de dinheiro para a entrada de uma casa? Ajudar alguém a pagar a faculdade? Começar a se preparar para sua aposentadoria? Financiar aquela viagem de férias? 

Liste os três principais em ordem de prioridade. Se possível, marque uma reunião com um consultor financeiro para fazer as coisas rolarem. Outra dica é rotular suas contas para que você possa controlá-las de maneira mais eficiente. 

Por exemplo, se você é casado agora, seu nome mudou? Os beneficiários listados em sua conta de aposentadoria ainda são as pessoas que você deseja? Verifique seu contracheque para ter certeza de que ainda é relevante. 

Se você tem dívidas, agora é a hora de enfrentá-las. Classifique suas dívidas com os juros mais altos para os mais baixos. Configure o pagamento automático para quitar o valor mais alto primeiro e, em seguida, passe para a próxima. 

Encontre maneiras criativas de saldar sua dívida com trabalhos paralelos, como dirigir Uber ou trabalhar online, por exemplo.

2 – Organize-se 

Deixe os hábitos do ano passado com as contas do ano passado. Comece o ano novo organizando suas finanças. 

Se você estiver pagando contas com cheques e cartões, limpe uma gaveta de sua mesa ou configure um sistema de pastas. Assim, terá um lugar para guardar suas contas e recibos. A exemplo, mantenha todos os registros relacionados a impostos em um só lugar. Desta forma, não precisará se esforçar para encontrar a papelada na hora da declaração.

Melhor ainda, experimente um aplicativo de software financeiro. Ele permite tirar fotos de seus recibos para que você possa controlar para onde seu dinheiro está indo a cada mês.

Marque uma reunião mensal com você mesmo para revisar suas contas e decidir sobre algumas estratégias para manter o débito ao mínimo. Em seguida, estabeleça metas sobre como você pode melhorar sua pontuação de crédito no próximo ano.

3 – Domine suas contas de fim de ano

É comum sofrer de tristeza pós-feriado, uma vez que as contas de cartão de crédito começam a chegar no ano novo. Em vez de procrastinar, tome uma resolução financeira para enfrentá-las de frente. 

Designed by @wichayada / Freepik

Abra suas contas e comece a pagá-las imediatamente. Se você precisar de alguma motivação, observe quanto está sendo cobrado de juros a cada mês. Pense em como você poderia gastar – ou economizar – esse dinheiro depois que suas dívidas forem pagas.

4 – Economize mais 

A maioria dos brasileiros não está economizando o suficiente para sua aposentadoria. Considere dedicar mais atenção para as condições do seu futuro “eu”. Aumente suas economias semanais ou mensais em, pelo menos, uma porcentagem ou duas. 

Idealmente, você deseja economizar entre oito e 11 vezes seu salário anual quando estiver pronto para se aposentar. Reveja seus fundos de pensão e outros investimentos para garantir que está economizando o suficiente para sua aposentadoria. 

5 – Gaste menos a cada mês 

Procure maneiras de economizar em suas contas mensais. Os serviços de TV, telefone e Internet muitas vezes podem ser agrupados com o mesmo provedor com desconto. O mesmo pode ser feito com seguros de automóveis e residências. 

Se você optar por não fazer o pacote, ainda é uma boa ideia ligar a cada poucos meses para saber se sua operadora pode otimizar seu plano. Isso pode fazer você economizar dinheiro. 

6 – Automatize processos

Economizar dinheiro no ano novo será muito mais fácil – e mais eficiente – se você configurar um plano automático. Verifique quais opções de economia adicionais seu banco oferece. 

Provavelmente, você pode configurar transferências automáticas mensais. Assim,  uma determinada quantia pode ser enviada para uma conta poupança separada antes que você tenha a chance de gastá-la.

Se ainda não o fez, elimine o papel configurando o pagamento automático de contas. Desta forma,  os pagamentos mensais de contas e as contribuições de caridade são automaticamente retirados de sua conta bancária. 

Isso não apenas garante que você nunca perca uma data de vencimento, mas também elimina o incômodo de se sentar para fazer suas contas manualmente todos os meses.

7 – Revise ou considere um seguro de vida

Faça isso especialmente se sua família depende de sua renda. Outros que deveriam ter seguro de vida são proprietários de casas e pessoas com financiamentos e outras dívidas substanciais, bem como proprietários ou sócios de uma empresa. 

Considere também comprar um seguro de vida para seus pais. 

Avalie algumas questões. Você tem seguro de vida com prazo ou permanente? Em caso afirmativo, é uma boa ideia marcar uma consulta com seu consultor financeiro. Ele pode fazer uma revisão gratuita do seu seguro e verificar se ele é suficiente para cumprir seus objetivos.

Se quiser ir além e aumentar o nível de proteção para você e sua família, considere também adquirir um seguro auto.

Por fim, quando o novo ano está começando e você percebeu o quanto gastou nas férias, é uma boa ideia fazer um planejamento financeiro. Ao planejar e monitorar seus gastos ao longo dos meses, você pode controlar suas finanças e não se sentir pressionado por boletos e contas indesejadas.

Feliz planejamento e tenha um feliz e financeiramente saudável 2021!



Fonte: Jornal Contábil

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Participe da conversa...

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários

Você é nossa prioridade.
Sempre!

Acreditamos que todos devem ser capazes de tomar decisões financeiras com confiança. Embora nosso site não apresente todas as empresas ou produtos financeiros disponíveis no mercado, estamos orgulhosos de que a orientação que oferecemos, as informações que fornecemos e as ferramentas que criamos sejam objetivas, independentes, simples – e gratuitas.

Então, como ganhamos dinheiro? Nossos parceiros nos recompensam. Isso pode influenciar os produtos sobre os quais analisamos e escrevemos (e onde esses produtos aparecem no site), mas de forma alguma afeta nossas recomendações ou conselhos, que são baseados em milhares de horas de pesquisa. Nossos parceiros não podem nos pagar para garantir análises favoráveis de seus produtos ou serviços. Aqui está uma lista de nossos parceiros.